segunda-feira, 11 de abril de 2011

A maior locomotiva de 60 cm do Brasil.

Esta locomotiva, junto de sua irmã gêmea, foram fabricadas na Alemanha, pela Henschel em 1926, encomendadas pela Estrada de Ferro São Paulo Minas. Uma poderosa "montain" 4-8-2, com numero de série 20694/20695 sob numero de estrada 10 e 11. Foram as maiores locomotivas da bitolinha a circular no Brasil. Foram também as unicas "montain's" do Brasil e do mundo e, muito provavelmente, as mais fortes. Possuiam o chassis rígido, isto implica em curvas muito abertas para o tráfego. Este fato foi decisivo para seu fim pois, com o alargamento da EFSPM de 60cm para 1 metro em 1940, nenhuma outra ferrovia de bitolinha se interessou na compra, e as maquinas foram demolidas.

Informações cedidas pelos amigos Nilson Rodrigues e Alex Leão.

2 comentários:

  1. Olá, Guidini. Eram comuns as locomotivas com três domos? Aqui pros nossos lados (Triângulo Mineiro e Goiás) acho que só vi locomotivas de apenas dois domos, sendo um deles o areieiro.

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  2. Oi Guidini...
    essa locomotiva da EFSPM, não foram demolidas de imediato não, elas foram reformadas e tiveram seus
    rodeiros aberto pra bitola de 1 metro e tiveram
    os números alterados de 10 e 11 para 1 e 2 quando
    entrei na SPM elas estavam la ja como 1 e 2 e não
    conseguia trafegar devido a sua altura do lancherão (Chassis) que era baixo. ok

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