sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A locomotiva construida pelo LICEU DE ARTES E OFICIOS.

Locomotiva pronta, ao seu lado o Diretor da escola e o chefe da seção mecânica.
Como ultima postagem do ano de 2011, fico contente em citar um breve histórico sobre esta locomotiva acima. Recebi esta foto via e-mail, trata-se de uma locomotiva que foi construída no LAO - Liceu de Artes e Oficios de São Paulo, escola que eu estudei o curso técnico, em mecânica industrial. Nas primeiras décadas do século XX, o LAO era uma das melhores instituições técnicas do estado, formando profissionais de diversas áreas, como mecênica, marcenaria, metalurgia, etc. Fez importantes obras, como as portas da Catedral da Sé, o lustre da Pinacoteca, a ariete do Palácio das Industrias, a estátua em homenagem a Duque de Caxias, carros de passageiros, decoração de interiores em casas de barões, moveis e uma infinidade de outras coisas, incluindo esta locomotiva.
A locomotiva ainda em construção, posa com suas partes, alunos e mestres artífices para uma foto.
Ao que consta, foi construída em 1927 pelos alunos de mecânica, mas envolveu grande parte dos outros cursos, como fundição e marcenaria (para a criação dos moldes). Sem duvidas tudo desta locomotiva foi fabricado na escola, incluindo suas peças fundidas. Por enquanto não se sabe seu paradeiro, se existe ou se foi desmontada. Esta não foi a única locomotiva a ser construída. Fora feita, também, uma miniatura de uma locomotiva 4-4-0, que encontra-se atualmente exposta na biblioteca da escola, tive o prazer de conhece-la pois, na época em que estudei, ela ficava dentro da oficina mecânica e, imaginem se eu não "fucei" ela inteira? É claro!
Isso prova o quanto a escola era boa, com capacidade máxima de desenvolvimentos de qualquer tipo de projeto técnico. Uma pena isso tudo ter acabado, e atualmente, apesar do Liceu ainda funcionar, nem de longe, imagino, tenham essa mesma capacidade. Irei pesquisar mais sobre esta locomotiva, e tentarei criar uma nova postagem com sua história mais completa.
Desejo um próspero ano de 2012 a todos, e que esta reportagem mostre a todos nós que quando queremos, somos capazes de criar as mais inacreditáveis obras! Me orgulho muito de ter estudado no Liceu.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aniversário de 100 anos de uma bitolinha.




As três fotografias acima tratam da mesma locomotiva. Esta é uma Baldwin de 1911, construída em dezembro, que leva o número de série 37399 (como visto na foto de sua placa, ao lado).
Este mês ela completa 100 anos de "vida", isso não é para qualquer máquina, é bastante coisa se pensarmos o quanto especial esta locomotiva é para nossa história. Vejamos.
Ela começou sua carreira sendo encomendada pelo Tramway da Cantareira, onde trabalhou sob o número de estrada 2. Com o alargamento da bitola de 60 cm para 1 metro após os anos 40/50, ela foi vendida para a Estrada de Ferro Perus Pirapora, cuja foi renumerada para 17, e por la permanece até os dias de hoje, em tutela do IFPPC. Faço parte do IFPPC, e a ela nós dedicamos o nome de "Adonirã Barbosa", o criador do famoso samba "trem das 11" (que também é musica símbulo da capital paulista, São Paulo). Este samba, de enredo simples e contagiante, com seu refrão "...moro em jaçanã, se eu perder esse trem, que sai agora as 11 horas, só amanhã de manhã..." foi inspirado nos serviços prestados pelo TC na época que esta locomotiva por la trabalhava ainda!
Sempre queimou lenha, e na EFPP foi adicionada de uma chaminé do tipo Para-chispas (o famoso balão), e algumas modificações foram feitas, como a troca da cabine, por exemplo. Na EFPP, trabalhava em Cajamar manobrando as gôndolas de minério para formação dos trens, porém, no final da EFPP ela chegou a trabalhar em tração dupla com a locomotiva 18 tracionando os trens até a fábrica de cimento. Foi garimpado um video muito raro que mostra ela funcionando, retirado do filme "os queixadas", segue o link no youtube.
Ela é muito particular em sua configuração de rodagem, sendo uma das poucas 2-4-0 que existem pelo Brasil (e pelo mundo também). Ha um amigo australiano, Peter Manning, que desenhou ela completa, em suas duas versões (TC e EFPP), em 3D, um magnífico trabalho, que contou com a ajuda de alguns aficcionados aqui no Brasil, incluindo eu mesmo, tudo via e-mail.
Gostariamos de ter tido a oportunidade de fazer uma comemoração, ou porque não, ter conseguido restaura-la como "presente de aniversário".
Mas ela sem dúvida ira voltar a ativa, breve pois, esta imponente e histórica locomotiva é de fundamental importância para todos nós. Fica aqui minha humilde homenagem a pequena-grande "ADONIRÃ" (chamarei assim, pois é injusto chama-la pelos números...).