sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A locomotiva 910 quase original.

Esta é uma foto bem interessante, diria até um pouco rara. Mostra uma das locomotivas Ex Cia Paulista que foram vendidas a Estrada de Ferro Perus Pirapora em 1961.
Lembrando que foram 3 as locomotivas adquiridas, são elas em numeração CP 910, 911 e 920. Tais foram renumeradas para 14,10 e 9, respectivamente.
Esta locomotiva da foto, creio eu ser a 14, devido ao seu tender acrescido. Em todas elas foi acrescido um tender, retirado-se o tender anexo a elas.
Notemos alguns detalhes interessantes nessa fotografia.
Percebam que, a locomotiva ainda esta queimando lenha, ja que não vemos o tanque de óleo sobre o tender. A locomotiva também ainda esta com sua porta de entrada original, inclusive o maquinista esta posando apoiado nela. Posteriormente, a EFPP tampou essa porta soldando uma chapa e transformando ela em uma nova janela.
Seu longerão (chassis) ainda esta inteiro. Nesta locomotiva ele foi cortado para aproximar o tender. A unica coisa que o fotografo deixou a desejar foi a chaminé. Ela não parece na foto e, desconfio eu, ser ainda a chaminé balão original da maquina, devido a queima de lenha.
Por causa desses detalhes, julgo que essa foto foi batida pouco tempo depois da chegada delas na EFPP, em 1961. Deve ser de aproximadamente 1965, 66. É uma rara e bela fotografia desta outra tão bela locomotiva. Mais uma vez, observem na foto ilustrativa deste site, trata-se da mesma locomotiva, mais ma vez!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um dia histórico!

Para os amantes das bitolinhas, o ultimo dia 22 de janeiro de 2011 deve entrar para a história. Foram resgatadas de Cajamar as mítcas locomotivas 910 e 911 da Cia Paulista de Estradas de Ferro, ou se preferirem as locomotivas 10 e 14 da EFPP.
Na primeira foto acima, a locomotiva 14 ja dentro do patio do corredor ostentanto a bandeira da Cia Paulista. Esta locomotiva é a 910, notem a mesma na foto ilustrativa do blog "Vapor Mínimo", porém no ultimo dia de tráfego do ramal de Santa Rita, em 1960.
Em Breve estas joias estarão em circulação, para o nosso deleite.




A locomotiva numero 2 volta a circular.

Depois de mais de 27 anos parada, a locomotiva a vapor numero 2 voltou a circular. Esta bela locomotiva foi fabricada pela ALCO (American Locomotives Company), nos EUA em julho de 1925, sob numero de série 66405.

Esta loomotiva foi a ultima da ferrovia a ser reformada, isso em 1982, circulou por pouco tempo ja que em 1983 a ferrovia toda, assim como a fábrica de cimento foram paralizadas. Ela se manteve estacionada no patio de Cajamar dentro da pedreira, coberta. Isso manteve todas as suas peças intactas e protegidas da ação de vandalismo e intempéres. Uma expessa camada de pó-de-pedra foi sua dura capa por 20 anos, quando em 2003 eu ingressei no IFPPC (Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural) para ajudar meu amigo, Marcos de Moraes Barros na restauração desta que, aparentemente, era a maquina em melhor estado de conservação de todas.


Começado o serviço em dezembro de 2003, com data de entrega da maquina para 30 de abril de 2004, em comemoração ao dia do ferroviário, em grande estilo. Três meses era nosso prazo, porém, somente 7 anos mais tarde essa maquina funcionaria. Muitas foram as dificuldades e empecilhos que esbarramos nesses ultimos 7 anos, incluindo o falecimento do amigo Marcos em agosto de 2008. Falta de dinheiro, falta de tempo e profissionais, falta de recursos e infraestrutura. Passamos por tudo isso nesses ultimos anos. Nesta ultima semana de 2011, entre os dias 02/02 e 04/02, com a importante ajuda dos amigos Renam, Anjico e Renato, com muita persistência, debaixo de forte chuva (choveu demais nos dias 03 e 04), conseguimos, de uma vez por todas, colocar a locomotiva em circulação. Muitos ajustes ainda serão necessários, mas a maquina esta na ativa, teimosamente funcionando!


Queria muito agradecer a todos os que passaram por ela, claro que esse não é um mérito só meu. Em especial, dedico este post ao amigo Marcos, que me foi tão importante no aprendizado dessas pequenas locomotivas.


A todos; Márcio, Jorge, Anjico, Nelson, Ailton, Paiol, Renato, Alemão, Eu e o Marcos, e todos que não estão relacionados aqui, muito obrigado!


Agora, sem mais delongas, apareçam na EFPP para desfrutarmos deste tão suado trabalho! Vejam os links dos videos postados no youtube.