quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Vapor Mínimo no exterior!

Amigos, tive um texto publicado em um site de fora. Foi traduzido para o inglês pelo amigo Thor Winbergs e publicado no "International Steam Pages".
É uma honra pra mim isso. Vejam no link http://www.internationalsteam.co.uk/tales/braziltales01.htm

É uma tradução do texto que publiquei sobre o dia-a-dia operacional do ramal da Aurora.
Bem, é isso ai, por enquanto sem grandes novidades, muito trabalho e muitas pesquisas! Breve novidades.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Estação de Procópio Carvalho - reflexões.


Neste final de semana, dia 30 de junho de 2012, foi prestigiar a inauguração do Museu Público de Descalvado (SP), qual participei escrevendo o painel sobre a ferrovia na cidade. Findada a cerimônia, parti com meu pai e um amigo para um tour por alguns locais onde um dia o trem passou, tanto no ramal da aurora, como de Santa Rita e Descalvado.
As fotografias acima tem uma defasagem de 56 anos apenas, sendo a primeira tomada em 1956 por Américo Persin Filho, e a segunda em 30/06/2012 por eu mesmo, Leandro Guidini. Desde a data da foto de 1956, o ramal de Santa Rita ainda perdurou por mais 4 anos, oficialmente, e a estação esteve desativada dali em diante. Milagrosamente, ela sobreviveu a esses 52 anos com manutenção praticamente zero!
Este é o prédio, com 113 anos de idade, que foi inaugurado em 1/12/1899, é um dos mais antigos que ainda estão de pé, e um dos dois únicos sobrantes deste ramal.
Originalmente, chamava-se "Tombadouro", que mais tarde em 1934 foi alterado para o atual "Procópio Carvalho", em homenagem a um importante fazendeiro da região. Sua construção utilizou material de demolição de 2 portos fluviais, "Cedro" e "Cunha", e à frente da empreitada sr João Julião.
Um pequeno pátio a sua frente, com apenas a linha principal e um desvio de 146 metros de extensão e 2 chaves. Ficava no Km 17 + 293 a uma altitude de 646 metros. Fiquei imaginando, ao chegar no local, o esforço que as pequenas locomotivas faziam para atingi-la, já que, entre Porto Ferreira e ela havia um desnível de 96 metros, e entre ela e Santa Rita do Passa Quatro um desnível de 113 metros, em uma linha bastante sinuosa.


Na foto acima vemos um trem proveniente de Santa Rita, bem longo por sinal. Quem traciona é uma das locos da série 910, com pelo menos 3 carros e 1 vagão de carga. Sua plataforma esta cheia, e é interessante pensar nisso, já que o local onde esta estação esta hoje é bem pouco habitado, isso me reflete ao êxodo rural, que foi muito forte nesses últimos anos.
A pequena estação nada mais é que um barracão enorme, com armazém integrado a casa do chefe e escritório do movimento. Preserva todas as suas feições originais, com destaque a pequena bilheteria da estação, uma abertura na janela somente. O local é muito bucólico e charmoso. Ainda resta a casa de turmas, sem modificações. Trata-se da turma 182 da 7ª e 8ª seção de Porto Ferreira na 2ª residência de Pirassununga. Tomavam conta do trecho Ibó - Sta Rita, em algo com aproximadamente 8500 metros de extensão.
Uma pena isso tudo jogado no meio do mato, sempre no risco de desaparecer em um incêndio ou ir abaixo pela ação do tempo...